Conheça o Whatsapp Flows e como pode impulsionar sua empresa

Foi anunciada a criação do Whatsapp Flows, que promete revolucionar a estratégia de comunicação de empresas por meio do Whatsapp Business. Isso porque irá permitir funcionalidades diversas concentradas apenas em um aplicativo. A novidade já está em fase de teste no Brasil e deve se expandir no próximo período entre outras iniciativas.
Neste artigo vamos explorar mais a fundo essa nova ferramenta e apresentar de que forma os seus negócios podem vir a se beneficiar com suas vantagens. Dessa maneira, esperamos que a oportunidade do Whatsapp Flows alavanque sua empresa e seja capaz de auxiliar de maneira mais profunda na captação de clientes e na estratégia de comunicação e gestão em geral. Continue a leitura e confira!
O que é Whatsapp Flows?
É uma ferramenta que basicamente expande as funções do Whatsapp Business. Dessa maneira, permite que clientes e empreendedores não apenas se comuniquem, mas também façam outros tipos de transações. Alguns exemplos são: marcação de lugares em vôo de avião, reserva em restaurante, agendamento de consultas, pedido de comida, e por aí vai.
Tudo isso, sem que o cliente tenha que sair do aplicativo, ou seja, sem precisar se deslocar para um outro site ou aplicativo. Assim, facilitando a sua experiência no sentido de tempo de espera, tempo de resposta, recebimento de informações atualizadas, entre outros. Isso garante maiores chances de que o usuário não desista da compra ou de um agendamento.
Como ele funciona?
O Flows é um recurso de automação e integração, sendo capaz de automatizar diversas tarefas de maneira simples e eficaz, assim como reunir diferentes ações num mesmo lugar. Para isso, é utilizado o Whatsapp Business, que é conectado à empresa que quer utilizar a plataforma como solução para comunicação e outras ações.
Como instalar?
Caso uma empresa queira utilizar a ferramenta, ela deve contratar um BSP (business solution provider) para implementar os templates e funções que ela queira no Flows, segundo recomendação da própria Meta.
Os BSPs são fornecedores de soluções em Whatsapp Business, que tem conhecimento da plataforma e poderão prestar um serviço de personalização para a sua empresa.


Os templates deações são desenvolvidos em plataforma própria do Whatsapp, chamada Whatsapp Business API ou WABA, onde é possível que a empresa determine exatamente o que deseja instalar em seu atendimento - pedidos de produtos, marcação de cadeira em viagens, agendamentos, entre outros.
A plataforma comporta até 8 páginas, ou 8 telas. No mesmo sentido, cada uma delas pode ter até 8 componentes, entre imagens, links, questionários, textos, entre outros.
Benefícios do Whatsapp Flows

1. Automatização
Você poderá automatizar tarefas, seja agendando uma consulta ou respondendo os clientes. Dessa maneira, tirando dos colaboradores um trabalho extra que pode ser otimizado em outras áreas que merecem mais atenção. Da mesma forma, os clientes ficam satisfeitos com a rapidez que a automação proporciona.
2. Satisfação do cliente
Nesse sentido, pontuamos outro benefício que o Whatsapp Flows é capaz de levar a sua empresa. Você pode enviar recomendações personalizadas aos seus clientes, por meio de perguntas específicas programadas para atendê-los. Assim, garantindo maior satisfação durante o atendimento.
Outra vantagem é no pós-venda que também tem seus ganhos. Seus recursos podem incluir funcionalidades de pesquisa de satisfação, feedbacks, e outros aspectos que se comprometam com a fidelização desses clientes. Isso faz parte de uma coleta de dados eficiente, outro aspecto chave para uma boa estratégia de marketing.
3. Aumento do volume de vendas
A partir das vantagens listadas acima, a probabilidade de aumento das vendas aumenta significativamente. Simplificar, integrar ferramentas, acelerar respostas, tudo isso é essencial para uma boa estratégia de vendas. E com Flows isso pode se concretizar em uma só plataforma.
4. Integração versátil
O WhatsApp Flows é versátil e pode ser usado para diferentes tipos de mensagens e interações, desde mensagens iniciadas por empresas até interações regulares e até mesmo parte de fluxos de chatbot, proporcionando eficiência e envolvimento em todas as conversas.
5. Engajamento
Tudo é organizado de forma coesa, facilitando o engajamento. Seja enviando uma notificação de lançamento de produto, um formulário de feedback ou um registro de evento, tornando o processo mais eficiente e acessível.
Conclusão
O WhatsApp Flows, apesar de ter acabado de ser lançado, já está demonstrando seu potencial transformador para as empresas. Mesmo nesses estágios iniciais, a profundidade de suas capacidades é evidente.
Os benefícios-chave do WhatsApp Flows são inegáveis: as empresas agora podem envolver os clientes de maneira mais dinâmica, coletar dados essenciais sem esforço e oferecer uma experiência altamente personalizada, tudo dentro do aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Ao incorporar ferramentas interativas diretamente no chat, o Flows minimiza distrações e atritos, resultando em interações mais eficientes e produtivas.
Em um futuro próximo, à medida que nos aprofundamos nesse recurso e exploramos suas aplicações em diversos nichos, destacaremos ainda mais maneiras pelas quais as empresas podem aproveitar o poder do Flows adaptado às suas necessidades exclusivas.
Fique atento a essas inovações em nosso blog, e não perca oportunidades de melhorias na sua empresa.
Mas, por enquanto, se você é um proprietário de empresa ou interessado, é o momento perfeito para mergulhar e explorar como o WhatsApp Flows pode elevar sua estratégia de engajamento do cliente.
Essa é a sua chance de sair na frente e procurar a ez Soft para fazer parte dessa evolução da comunicação. Fale com a gente e alcance seus objetivos!
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